Background

domingo, 31 de agosto de 2008

A arte de mudar.

É gostoso quando tentamos dar sentido as coisas, fazê-las melhores tomar golinhos de prazer e se embebedar de satisfação.

Mudar, fazer algo novo no cabelo, usar uma roupa diferente e cortar as unhas.

Deixar rolar, olhar mentindo uma indiferença, estar no fundo louco de vontade. Comer o que se tem vontade, quando se tem vontade e atravessar a rua observando os outros pedestres.



Observar, é isso. O que aquele rosto ao lado esconde, onde ele estava há cinco minutos atrás, que coincidência a gente atravessar a rua junto. Enquanto o sinal está fechado, uns olham o relógio, outros conversam com alguém ao lado, alguns fazem ligações e tem sempre alguém que não faz nada além de respirar, prestar atenção no sinal e atravessa. Há muito tempo eu me viciei em observar detalhes, desings, tons de batons e cores de esmalte e me interessei por futebol. Toda mudança provoca percepção aguçada, as pessoas te reprimem mais porque sabem mais de ti, porque você muda pouco ou porque você resiste demais é que sua vida está desse jeito, ou até porque você força mudanças, estilos, novidades e cria um mundo imaginário -- muda demais. Há que existir bom senso em tudo, a vida sabe ponderar, trazer a medida certa, o amor exato, a mudança ideal, o escape.



Eu ainda prefiro me deixar levar pelo que eu gosto. Ao contrário da maioria eu adoro televisão, ler compulsivamente, aprender cada dia mais. Não ser superior a ninguém mas me superar, me fazer mais forte e melhor pra mim, consequentemente pra você. :D



Mude, sem medo e sem pudor. Se entrege a cada porção atrativa de realidade;

ps:.
Como já me sinto mais ítima, queria contar pra vocês que agora eu estou ouvindo o novo CD do Marcelo Camelo 'Sou', no mínimo, perfeito. Indico, demais.
:D

a nova rotina de me ser,

Nada saiu como planejamos. Lamento.
Um dia nublado, quando eu esperava sol, uma noite acordada quando eu esperava bons sonhos, lágrimas quando tudo convergia para intensos sorrisos.
Hoje eu não pretendo poetizar muito o meu desabafo, a minha confissão. Hoje eu vou contar pra vocês um pouco de mim, sem versos, sem metáforas, sem entrelinhas;

Me afastei do blog por uns dias, senti saudade demais, acreditem. Na verdade eu nunca pensei que fosse gostar tanto disso aqui, descobrir pessoas tão bacanas, blogs que me fazem um bem danado. Então, para os que vem aqui sempre e já se consideram íntimos, vou fazê-los assim.
Semana passada minha mãe foi submetida a mais uma cirurgia no joelho para a retirada de um 'parafuso' mal colocado na cirurgia anterior, com muita dor, sem conseguir fazer alguns movimentos ela foi vítima de um erro médico. Parafuso retirado, minha mãe no hospital e muito choro, muita dor e uma cefalélia pós-rac (uma dor de cabeça indescritível, quando o paciente não se mantém deitado, levanta aquém do tempo previsto),a solução mais eficaz é a hidratação (muuuita água), mas é a longo prazo, nisso ela ainda sofria com a dor, mais um dia pelo menos.
Bem, e quanto a mim? Sofria duas vezes mais por vê-la assim, minha mãe, meu xuxu, minha viida. :D
Mas graças a Deus as coisas melhoraram, ela já está bem, sem dor, mas está se recuperando. Eu, gente, aprendi a cozinhar!
Me afastei da minha vida virtual, olhei menos o orkut, entrava e respondia os recados apenas, msn nem pensar, e o blog --vocês sabem, deixei abandonadinho. :} Tudo por uma boa causa, para a minha felicidade, a felicidade dos estômagos que convivem comigo! hahaha Tô indo bem, acreditem e tenho me esforçado demais nessa coisa de ser faxineira, arrumadeira e cozinheira de unhas feitas, tôca no cabelo e luvas, eu que era tão desastrada, onde cozinha era sinônimo de 'coisa queimada', 'coisas quebradas' e 'sujeira na pia', tenho me surpreendido comigo mesma. Me descobri apaixonada pela cozinha e descobri uma estranha mania de observar os outros comendo e esperar deles uma cara de satisfação, uma travessa vazia e um elogio, quero que todos comam até vê-los quietos, sonolentos e comentando sobre a comida. hahahahaha

Então, eu vou me esforçar mais ainda pra estar mais perto de vocês, atualizando mais e conseguir administrar essa coisa nova de tantas tarefinhas cansativas. Eu, que levava uma vida bem pacata há menos de uma semana, esperando o dia da minha matrícula na UEFS (em dezembro) recém aprovada no vestibular, dormia às 03:30h e acordava às 12:10h informo a minha saída da vidinha sedentária e informo que ao som de Madonna eu lavo os pratos e cozinho pra minha família.ui! 8)
beijos e uma boa semana a todos.
ps:.
odiei essa postagem, foge TOTALMENTE do meu estilo. :x
ps²:. ODEIO falar da minha vida pessoal tão explicitamente, mas imagino que isso vá acontecer algumas vezes. ;)

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

confissão;

É como se tudo só funcionasse em par, sozinho não.
Bossa-nova, flores, chocolate quente, fotografias e um mar de lembranças que nos enchem como se fóssemos meros abrigos de sensações, um poço onde são jogadas as lembranças que se tornam descartáveis pro outro, pra outra parte, do outro lado. Nada é completamente perfeito, nenhuma lembrança é eterna pra duas pessoas, pra alguns é apenas um fato, algo corriqueiro.
Mas nada me faz falta, tudo me faz mais forte. Até o meu passado, que ontem era tão grande, parecia tão imortal, tão invasivo se fez pequeno, fatalmente dominável. O passado dos outros também se fez pequeno, menor e absolutamente imperceptível. Somos mais fortes, mais bonitos, é o amor que nos faz assim, você também sente que eu sei.

O amor que hoje me faz dormir esperando uma mensagem de texto, esperar ansiosamente pelo fim de semana, por apenas um abraço, um beijo, um olhar e pelo momento que você vão se sentir importantes um pro outro de uma forma ímpar. Tudo é melhor acompanhado, em par. Mesmo que seja dançando de braços dados e rostinho colado com a solidão, essa musa que te acompanha numa noite fria, passa por você, te abraça e fica por pouco tempo e sai, a solidão tem um tempo certo pra acompanhar, logo é afastada pelo carinho e pelo desejo de nunca mais estar só.

Foje quem pensa que é forte, quem sabe que é forte ou apenas se descobre forte se entrega. Os mais fortes se entregam, a atitude mais nobre é se ver diante de algo e simplesmente fechar os olhos e ir mais fundo, sem nem ter idéia de onde vai dar.
Que haja sempre amor, sempre recomeço e bons amigos.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

mais uma de amOr.

Eles se conheceram e ela se apaixonou. Ele dizia que a amava -- palavras não constroem castelos. O tempo passou e ela amando, seguiu. Suportando nos ombros cada palavra que ela esperava e ele não dizia, cada beijo que eles desperdiçavam e cada olhar que ela doava cheio de ternura e ele simplesmente forjava uma admiração. O tempo passou e ela não aguentava mais suportar tanta coisa, ter um relacionamento onde era as duas partes, sempre esperando uma mudança, acreditando que cedo (ou até tarde demais) ele iria se doar, entendê-la e apenas entregar seu coração de verdade, ser verdadeiro como ela era.

Tudo mudou, ela não aceitou mais levar um fardo que era pra ser divido, pra ser mais exata, um fardo que nem era pra existir, deixou ele pra trás. O amor não pesa. A paixão desvia os olhos do foco, do amor próprio. O verdadeiro amor é fazer o outro feliz, mas isso é perfeito quando as duas partes pensam assim, se não for assim o amor se faz pesado demais.

A idéia de recomeçar é linda, parece complexa demais mas é fascinante quando ela se lembra que alguém vai querer que ela seja a sua felicidade. Uma felicidade que sorri, dorme, tropeça e gosta de chocolate. Ela vai tentar de novo e perceber que nada foi em vão, que até os mais cafajestes servem pra alguma coisa -- nos fazer crescer. Vai encontrar seu amor de verdade, vai descobrir que não é só dor, não. O destino também pode lhe pregar uma peça -- trazê-lo de volta, arrependido e melhor. Trazê-lo sob medida, num encaixe perfeito, sem medo e sem pesar. Enquanto isso ela vive pra si, não procura seu amor no ponto de ônibus, nos corredores dos shoppings, na fila do cinema, num barzinho num fim de semana qualquer. Ela procura se encontrar, refazer o que deixou que se perdesse nele, recuperar e se fazer melhor até aparecer aquele que seus lábios, seu corpo, seu coração e suas mãos sempre procuraram. Ela segue até seus pés encontrarem novamente o ritmo de uma vida sem um amor, mas com amigos, os melhores que a vida trata de nos trazer.
Que tudo permaneça nesse misto de emoções e de incentivo, que essa dor não a sufoque. Que você recomece.
'Para viver um grande amor perfeito, não basta ser apenas bom sujeito; é preciso também ter muito peito -- peito de remador.'

domingo, 17 de agosto de 2008

Don't Worry!

É tanta estrada, tanta vida que enche meus olhos e desponta meu coração. É como se tudo que houvesse fosse efêmero demais, a minha vida fosse efêmera demais pra esperar por tanta história.
A história vem e é escrita a cada página, cada folha como se fosse a última, não se percebe o quanto algo está marcando mas as lembranças escrevem muito bem, não deixam passar uma vírgula. Mesmo os momentos menores ficam guardados, os acidentes ficam guardados, os beijos e os olhares perdidos ( que não foram perdidos, as lembranças registraram ) estão escritos numa página com uma caneta inapagável -- como tatuagem.
E há tanto desespero como se não houvesse tempo pra nos pertencermos, sorrirmos e nos lançarmos do alto de um arranha-céu, perceber que sabemos voar que nada pode nos prender e nos deixar preocupados. Ver o mar, se sentir mais forte, mais revigorado como se você chegasse e deixasse seu velho eu ali, prosseguisse e fosse novo -- se sentir novo.
Não há sentido nas preocupações mas é inevitável -- é como se quanto maior for a nossa preocupação, a intensidade e o tempo que dedicamos a pensar nela pudesse mudar todo o rumo da situação. Mas acredite, não é eficaz.

Hoje eu quero dizer que se precupar não é eficaz e que nós não somos senhores de nós mesmos, de nossa vida. Admita, há coisas maiores que você não pode fazer. Não vale a pena se acostumar a poder todas as coisas, isso é se enganar.

Viver como se houvesse apenas hoje, deixar pra amanhã apenas o que ele mesmo trará. O segredo para uma vida feliz é a surpresa. Surpreender-se com o que o amanhã trará, não tentar prever, seguir suas dicas e se deixar levar. Não ser displicente mas ter bom senso e fazer tudo como se fosse a última vez, arrancar sorrisos e mudar o rumo de algumas pessoas. Não se preocupar em ser feliz, mas em fazer alguém feliz, ser feliz é consequência -- eu acredito nisso.

'Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? [...]Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.'
Bíblia Sagrada

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Queridos 'amigos'

A cada dia, cada princípio de uma nova experiência eu me aviso: 'A expectativa é a mãe da decepção'. Mas hoje eu descobri fatalmente que isso é uma bobagem.

Chega um momento que você não espera mais das pessoas, mas seu corpo espera, seus lábios, suas mãos, seus olhos e até seu telefone, seu orkut e sua caixa de e-mails. E a luta é incessante -- 'não, eu não espero muito das pessoas, eu me decepciono menos assim' -- e no final você se vê triste, decepcionado. Só foi mesmo um desengano, aquela coisa de ser amigo da consiência, no final você é vítima de si mesmo.

Primeiro eram conhecidos, se viam mas não se falavam. O tempo passou, se conheceram e perceberam-se um grupo de amigos, até felizes que faziam juras de que seria eterno.Saíam sempre, casais se formaram e os mais otimistas ficavam felizes, duraria para sempre (?). O tempo passou, as máscaras caíram e cada um partiu pro que mais lhe atraía. Muitos saíram feridos dessa brincadeira de ser feliz, acreditaram que seria pra sempre, que só por esse momento os contos de fadas se cumpririam neles, naquele grupo de amigos felizes. As reuniões ficaram mais vazias, cada dia mais vazias. Uns corações feridos, mas tudo secreto. Ninguém admite mesmo que está decepcionado, tá tudo bem. Os mais felizes, cordiais, se mostraram sujos, feios e incapazes de manter suas palavras. Eu ainda penso que pessoas assim se atraem. Alguns meses depois se encontram e , como fora no início, voltam a ser conhecidos, se viram e se cumprimentaram casualmente, uma forma de dizer que juras de 'amigos para sempre' são apenas juras, se você acreditou nisso, espere algum tempo até seu coração se recuperar e siga em frente, meu caro.

Mas a minha confissão de hoje não será totalmente 'pessimista', triste e o meu jeito de dizer que eu errei e me iludi, mesmo tendo teorias absurdas (que nunca ponho em prática, dã). Ainda bem que alguém ficou, nada é totalmente ruim.Alguns corações se atraem, almas se atraem e a amizade vai além das juras, ficam por mais tempo e se mostram maduras e mais sinceras (ainda bem). Meu telefone continua esperando aquela ligação, ele toca e é o melhor momento, dois amigos trocando novidades, risadas, desabafando e mostrando que não sabem mesmo se será pra sempre, mas o segredo de uma amizade duradoura é: saber tolerar, respeitar o espaço do outro; mesmo sabendo quão grande são os defeitos, pensar que ter alguém que te ama, que te quer bem é a melhor coisa, tem o sentimento mais puro. Ninguém está completamente só, sempre existe alguém que o complete, não perfeito, mas bom o suficiente pra ele.

Eu adoro você,meu amigo. Todos os seus defeitos, seu jeito que pode parecer tão óbvio, mas que esconde o quanto você é sensacional. Nada paga tudo que você significa.♥

'Tem mais presença em mim o que me faz falta.' Manoel de Barros

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Insegurança

Eu não vou desperdiçar a chance de me encontrar com meus pensamentos agora, madrugada adentro.
Enquanto o mundo gira eu continuo fantasiando, me decepcionando comigo mesma, com a minha própria inconstância; me olhando no espelho -não, eu não gosto do que vejo. Num dia eu estou forte, invencível. No outro eu me transformo num rio de lágrimas, me abato facilmente.
A escuridão não pode me cegar, o medo não pode me paralisar e eu não vou ficar diante do meu sonho e esmurecer, dessa vez eu não me permito falhar.
Se eu pudesse, hoje eu queria sentar ao lado da razão,conversar com ela, descobrir como eu consigo deixar ela escapar quando eu mais preciso, qual é seu ponto fraco, onde a emoção toca e ela se desmancha.
Eu sinto cócegas na minha emoção.


Esse texto foi escrito na madrugada do dia do vestibular.
Relê-lo, sentir de novo aquele medo sem fim, misturado com a vontade de vencer, lembrar de mim no colo de minha mãe contando o quanto eu me sentia fraca e tão perto do meu sonho, o quanto eu tinha medo de ter algo tão grande nas minhas mãos, o quanto eu tinha medo de tropeçar e deixar cair. Reviver isso me fez um bem danado, compartilhar com vocês melhor ainda.

•Tô postando menos porque meu computador tá muito ruim, eu sou muito impaciente e a lentidão dele não me faz nada bem. Não consigo ver isso como uma terapia.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O tempo, o amor e a confusão

O tempo a confundiu --traiçoeiro, multifacetado.

Soprou nos seus ouvidos teorias loucas, já sabia da capacidade dela de se perder em meio as palavras, de quantas horas demorava pra se encontrar, provocou um arrepio que partia da sua nuca e passeava por todo o seu corpo, sem pudor.

'Talvez ele precise de um tempo longe de você. Ele tem tantas atividades, é pouco tempo pra vocês dois, você tem que ter bom senso, saber bem a hora de partir', disse o tempo. Ela se confundia enquanto havia uma tempestade na sua cabeça.

Mais uma vez eu me torno piegas, ridiculamente sensivel, o amor salvou tudo.
Nunca é bom estar longe quando há amor, nunca. O amor junta, faz as pessoas se sentirem mais fortes, completas, parte de alguém. Eu sei, parece uma bobagem mas o que faz sentido mesmo é viver essas coisas, ela anda tão fascinada.

Nem o tempo, nem as mirabolantes teorias femininas, nada pode mudar o verdadeiro sentido do amor. Quando é amor, quando se tem certeza, quando estão longe sentem-se incompletos, é preciso estar sempre por perto, a simples presença, um simples olhar faz toda diferença. Uma vez distantes, todos planos podem dar errado, tudo pode (assustadoramente) piorar.

Sim, eles se precisam de uma forma fascinante. Não precisam de beijos imensos, da insanidade constante da paixão, é um amor maduro -- há doses de paixão, consideráveis, mas há mais amor, cumplicidade e um desejo avassalador de que sobre tempo e uma certeza louca de que será pra sempre.





É amor, meu caro, tomara que você não tenha esperado uma definição -- disso eu não sou capaz.






"Você é o amor que eu sempre procurei, em vão.
Você é o que resiste ao desespero e a solidão.
Nada existe, o tempo é triste, sem você.
Meu amor, nunca te ausentes de mim para que eu viva em paz
Para que eu não sofra mais..."


Chico Buarque.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

mentirinhas de amoR


Se você quiser a gente sai pra dançar como dois malucos num dia de solidão.

Eu te dou minha mão, eu me entrego e finjo que estou sendo levada por você, que nem percebi. Se eu não souber fingir essas pequenas coisas não tem mais graça, o bom mesmo é acreditar nas mentirinhas de amor.
Encostar seu rosto no meu, falar baixinho, se arrepiar.


Ouvir você me dizer o quanto eu estou linda depois de estar suada, com a maquiagem borrada e me dizer que é lindo o tracinho preto no meu olho ( você mal sabe que o meu lápis não é a prova d'água, que ele borrou ), que é lindo meu sorriso desconcertado. Amor é isso: é quando alguém te vê como ninguém mais veria, enxergar mais além de uma produção demorada, uma maquiagem caprichada. É quando ela vai te buscar no futebol, você suado, o cabelo assanhado, seu time até pode ter perdido, ela pode não ter visto nem um lance mas diz: 'amor, você arrasou hoje!', diz isso só pelo jeito como você bateu na mão do seu colega, te acha o máximo, o mais forte.


Ou quando ele mata aquela barata pra você, eis o início da fantasia. Ele é protetor, corajoso, seria um ótimo pai de família, um marido excelente. Você viu só o tamanho da barata, percebeu a precisão dele? :O
São momentos pequenos mas que se transformam em lembranças enormes, coisas inesquecíveis.Quando você é assaltada por uma lembrança assim fica paralisada, deixa escapar um sorriso que confessa tudinho, é arrebatado .
As mentirinhas, os exageros de amor são fundamentais pra uma relação longa. Fugir da rotina, receber flores em excesso (mesmo quando se é alérgica, paciência!), ensaiar a música preferida dela pra tocá-la ao violão e vê-la chorar, se derreter, fazer daquela a canção de vocês.


Se completar sem ter motivos, sem conseguir enxergar uma razão, involuntariamente: isso é amor.
Quando não se enxerga muita coisa, quando não há o desejo de ver, só de seguir, construir cada minutinho como se fosse a primeira vez. Uma dose de coragem e de encanto, misturadas, dão um copo cheio de recomeço.
Hoje eu tô assim, bobinha.

ps:. O texto aí de baixo não é do Vinícius de Moraes, só a frase que encerra o texto. ;)

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

O quanto ela anda só


O melhor mesmo é ir sozinha.

Um dia, na estrada, na beira do caminho ela encontra quem for realmente necessário. O destino não vai se confundir, colocar a pessoa errada lá, não. O que acontece é que ela pensa muito nessas coisas, se confunde ainda mais. Ela dava passos largos, acolhia quem estava li por perto, depois se decepcionava e chorava, achava auqe a vida era cruel demais, que não sabi escolher seus amores. Ela fechava os olhos pra tudo que a dor a ensinou, cada passo que foi mais cauteloso por causa de alguém que ela pensou não valer muito. Achava lindo quem encontrava amigos perfeitos, sorrisos largos, encantos, mas achava que a vida conspirava contra ela, com ela era diferente. Mas não era, acredite. Todo mundo que tem sorte, algum dia na vida teve dores tão fortes que até o próprio tempo olhava assustado, achava que ele não seria capaz de amenizar; gastou tanto de si, tanto, que conseguiu -- sarou a dor que ele mesmo achava grande demais.


Confie nos seus instintos, em tudo que a vida já te trouxe, mesmo aqueles beijos que você quer esquecer.

Os beijos mais amargos hoje, um dia foram os mais doces e te ensinaram o caminho certo pra encontrar os lábios mais perfeitos, o sentimento verdadeiro -- arriscar.

Corra o risco, tente, isso é tão bonito.

Veja bem, quem não arrisca não leva. Quem arrisca, se levar uma decepção, leva junto tanta bagagem de aprendizado, crescimento. Claro, você não vai enxergar isso logo, depois que a dor passa ela mostra pra que, realmente, veio.


Ela segue, fatalmente, só. Um dia esqueceu de tudo, mesmo dos seus amigos, quando se viu sozinha.

Sentiu alegria só, caminhou só, ouviu tanta promessas (tantas que nem sabe como dizer. Ouve até hoje), mas se machuca com isso tudo, dói.

Ela sabe que vai passar, ela não só espera como acredita nisso, isso é bom. Um dia ela vai ver que a vida causa feridas pra ajudar a crescer e se tornar melhor. Ela sabe que a vida vai fazê-la melhor, mas independente, mais solta, mais poeta, mais amante.


'A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.'

Vinícius de Moraes